domingo, 24 de agosto de 2008

Cláudio, minha 'pérola negra'...

No dia 7 de junho, no centro da cidade, esse mocinho cruzou o meu caminho. Deprimido, pata muito inchada com um grande ferimento, infestado de pulgas e carrapatos e tão desnutrido que dava pra contar as costelinhas. Passou por mim com seu olhar perdido sem notar a minha presença e foi se deitar num cantinho da calçada. Era um sábado ensolarado e o meu dia acabou ali, naquela cena! Não conseguiria mais seguir adiante e deixá-lo pra trás.

Fiz contato com Helinha pra que me ajudasse, afinal de contas seria o meu primeiro resgate e precisava dela por sua vasta experiência. Depois de alguns contratempos conseguimos resgatá-lo.

Cláudio fez consulta, exame de sangue e fezes e ficou na clínica por 4 dias. Apresentou verminose, erliquiose e claro, desnutrição.

Ficou instalado em um quintal emprestado, onde eu ia diariamente visitar o mocinho. No início, quando eu chegava, ficava muito arredio e não se aproximava. Com muito custo se aproximava da comida que eu havia levado, porém não dava trabalho nenhum para tomar os remédios. Sempre muito dócil e sereno apesar de todo sofrimento que passou. E eu com todo o amor e paciência do mundo, desejando que um dia ele pudesse confiar em mim. Ele precisava de tempo e eu esperei...

Após uns 8 a 10 dias já começou a manifestar alegria ao me ver chegar. Balançava o rabinho e saia saltitante. Nossa, que alegria para o meu coração, ver que ele estava reagindo, recuperando a saúde e a alegria de viver... Comia super bem, percebia que estava engordando, a pata desinchando e o ferimento secando. O que eu poderia querer mais? E assim se passaram 48 dias...

Esse mocinho me conquistou completamente com sua docilidade e alegria. Tranquilamente ficaria com ele caso não morasse em apartamento, pois um cão de grande porte precisa de muito espaço!

Restava-me encontrar alguém muito bacana que quisesse adotá-lo e eu não iria mesmo entregar minha 'pérola negra' à qualquer um.

Me lembrei de um conhecido meu, um rapaz bem bacana, chamado Neto, que gostava muito de cachorro. Fiz contato com ele que na hora aceitou ficar com Cláudio me dizendo que iria deixá-lo na casa dos pais que tb adoram animais, mas que ficaria responsável por ele, pelos cuidados e alimentação. Nossa, eu não poderia estar mais feliz pois sabia que Cláudio seria muito bem cuidado.

Na semana passada me encontrei com Neto e fomos deixar Cláudio na casa de seus pais, numa granja no Altiplano. A princípio deixamos Cláudio amarrado a uma corda bem comprida pois um dos lados do muro do terreno havia desabado e seria fácil Cláudio escapar por ali. Dei todas as recomendações e deixei tb vitaminas e ração.

Dois dias depois, entrei em contato com o pai de Neto, o dono da casa, que me avisou que o cachorro tinha sumido... CARACA! Eu fiquei arrasada!!!! E pior: me disse tb que NEM TINHA SAÍDO PRA PROCURAR... Eu não acreditei no que estava ouvindo... Tiramos Cláudio das ruas, dedicamos carinho e cuidados pra no final acabar solto no mundo novamente, vítima de tanto descaso...

Parti imediatamente pra lá, pro Altiplano, debaixo da maior chuva, e rodei a vizinhança toda, parando e falando com todas as pessoas que eu encontrava e ninguém tinha visto o mocinho. Ficava só pensando nele, sozinho, debaixo daquele temporal, ainda com a patinha machucada, mancando, passando frio e fome...

E depois de tudo isso comecei a desconfiar que Cláudio não tinha fugido... ELE FOI SOLTO POR ALGUÉM! Alguém que não o queria por lá. Conversando com Neto, ele me relatou que um irmão seu que mora no mesmo terreno que seu pai teria sim a capacidade de fazer isso, pois é uma pessoa muito complicada e não é 'do bem'. Imagino que Cláudio, por estar preso à corda e/ou se sentindo sozinho, pode ter latido ou chorado muito e isso acabou o incomodando, levando-o a se livrar do 'problema'. Creio também que isso aconteceu à noite, pois se tivesse acontecido de dia, alguém certamente o teria visto, pois tanto eu quanto Neto, rodamos e falamos com meio-mundo de gente. Cláudio é um animal de grande porte e pelagem preta, muito difícil passar desapercebido.

Resta-me agora pedir à Deus que Cláudio tenha sido recolhido por algum ‘anjo-protetor’ e que esteja bem. Ou que consiga voltar pro lugar onde ele foi cuidado por mim por quase 2 meses e que nessa caminhada ele escape dos perigos da rua e da crueldade dos homens.

Fica aqui o registro da história do ‘meu primeiro amor’ que por mais que ele não volte mais pra mim, será sempre lembrado e homenageado através de todo focinho que eu resgatar. Todos os animais que cruzarem o meu caminho daqui pra frente, sempre trarão de volta um pouco de Cláudio, da sua ternura e da sua presença em minha vida, me transformando numa pessoa melhor e trazendo luz para os meus dias...

Salve Cláudio, minha 'pérola negra'!

Um comentário:

Dedé disse...

Ai, meu Deus, que dor...