sábado, 28 de fevereiro de 2009

Notícias de Dora


Dorinha vinha apresentando sinais de melhora, se alimentando espontaneamente à base de ração, misturada com carne de latinha, quando o vet percebeu que seu interesse pela alimentação já não era mais o mesmo. Quando recebia sua tigela, dava uma cheiradinha, mordiscava umas pelotinhas de ração e deixava pra lá. Esse ritmo se tornou preocupante nos levando a crer que, dessa forma, ela não conseguiria recuperar o seu peso nem restabelecer totalmente sua saúde.

Em virtude disso o vet resolveu mudar sua alimentação para comida de panela. Esquecer a ração por enquanto e fazer uma dieta de engorda, rica em ferro. Sendo assim, comecei a preparar o 'banquete' e levar comigo nos dias de visita. Dorinha se mostrou bastante interessada pela 'personal diet'. Arroz branco, fígado de galinha, cenoura e beterraba cozidas. Tudo misturado, uma verdadeira 'gororoba', que ela devorava em questão de segundos. Sua recuperação começou a se fazer visível, tanto é que já começou a mostrar sua personalidade 'marcante' no momento das refeições. Pobre do focinho que ousa se aproximar de sua tigelinha nessa hora... Ouve logo um sonoro rosnado dizendo: 'Não se aproxime, é tudo meu!'.

Acredito que essa possessividade em relação à comida se dê em função do trauma adquirido por ter passado tanta fome. Apenas nesse momento se percebe um certo 'traço marcante' de sua personalidade. Fora isso, Dora é uma cadelinha dócil, tranquila e obediente. Se dá bem com todos os amiguinhos que fez nesses dias em que está 'hospedada' na clínica. Seu olhar ainda é tristinho mas acho que é apenas uma questão de tempo. As sequelas da inanição são muito profundas mesmo e deixam marcas, não só no corpo, mas principalmente na alma.

Já finalizou o tratamento para a doença do carrapato e continua fazendo uso diário de vitaminas e ferro. Sua gengiva está mais rosadinha porém não o desejado e daqui a uma semana repetiremos o hemograma para verificar suas taxas. Já foi transferida da gaiolinha para o canil e agora desfruta de um espaço um pouquinho maior já que está conseguindo 'esticar os cambitos', porém ainda continua muito, mas muito magrinha.

O vet relatou que o processo de engorda é demorado mesmo pois passa pela adaptação do metabolismo à nova condição de uma alimentação regular. Bebe bastante água, seu xixi é clarinho e as fezes bem durinhas. Já tomou a primeira dose de vermífugo.

Se continuar assim, em cerca de uma semana estará recebendo alta, pronta para um lar temporário, apenas para continuar o processo de engorda.

Não vejo a hora de ver essa neguinha bem rolicinha e sapeca, pronta pra trazer muitas alegrias pra vida de alguém, assim como já traz pra minha. Só o fato de ver os seus olhinhos abertos e seus passinhos curtos em busca de um lugarzinho pra tomar sol, já enchem os meus dias de alegria e esperança.

Sorte de quem adotá-la pois terá consigo um verdadeiro tesouro!

Paz e luz, sempre...

___________________________________________________

Agradeço imensamente à todos que visitam, torcem e acompanham, e peço que nos ajudem divulgando nosso trabalho em suas listas e conscientizando pessoas no sentido de valorizar e respeitar a vida em todas as sua formas de expressão, dispensando aos seus animais de estimação, os cuidados básicos de alimentação, higiene e assistência veterinária, NÃO OS ABANDONANDO por estarem doentes ou velhinhos, buscando meios de CASTRÁ-LOS afim de evitar crias indesejadas e conseqüentemente o aumento da população animal de ruas e assim, exercendo exemplarmente a POSSE RESPONSÁVEL!!!!
________________________________________________________

ADOTAR UM AMIGO É MAIS QUE UM CONCEITO, É UMA ATITUDE QUE VAI MUDAR O MUNDO E A SUA VIDA PRA SEMPRE...

Nenhum comentário: